Promoção

O Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRÉ Brasil é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1971, que busca promover o intercâmbio e os desenvolvimentos técnico, tecnológico e da engenharia no Brasil, no campo da produção de energia elétrica, de sua transmissão em alta tensão e distribuição, abrangendo basicamente:

  • Aspectos elétricos e eletromecânicos da geração de energia elétrica.
  • Estudos, projetos, construção, operação e manutenção de linhas de transmissão, subestações e equipamentos ou sistemas associados.
  • Planejamento eletroenergético de sistemas, isolados ou interligados, e sua operação e racionalização ou conservação de energia.
  • Telecomunicações, controle e proteção em sistemas elétricos.
  • Desenvolvimentos e aplicação de materiais, equipamentos e sistemas eletroenergéticos.
  • Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas destinados à análise e desenvolvimento dos sistemas elétricos de potência.
  • Aspectos de regulação e mercado de energia, geração distribuída, meio ambiente e tecnologia de informação.

 

http://www.cigre.org.br

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É constituído por membros, associados ou participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição e consumidores livres de grande porte, todos atuantes no SIN, além de importadores e exportadores de energia e o Ministério de Minas e Energia.

A Diretoria de Operação (DOP) do ONS tem como missão garantir a confiabilidade e eficiência da operação do SIN, atuando no sistema de forma otimizada e padronizada, melhorando continuamente os processos, investindo em evolução tecnológica e desenvolvimento profissional e pessoal das equipes de operação. Tem também como meta assegurar a transparência das ações operacionais e o tratamento equânime dos agentes, com a manutenção da segurança, continuidade e qualidade no suprimento de energia elétrica.

O objetivo principal do ONS é garantir a segurança no suprimento de energia elétrica, de forma contínua, em todo o Brasil, e, dessa forma, beneficiar toda a sociedade.

http://www.ons.org.br/